O sistema supervisório industrial é implementado para que seja feito o monitoramento e controle do ambiente produtivo através do reconhecimento de variáveis que impactam diretamente no resultado de uma fábrica.
Para isso, um sistema de monitoramento é montado através da conexão de componentes, para que o operador seja capaz de acompanhar, em uma central e em tempo real, qual é o desempenho da planta no momento exato em que a produtividade está sendo realizada.
Como se trata de um sistema, ele é composto por componentes que estão interligados, tais como estações de monitoramento, estação central de monitoramento, redes de comunicação, estações remotas de aquisição e controle, atuadores e sensores.
Cada item tem sua determinada função no espaço produtivo para garantir uma ótima performance da fábrica. Os sensores identificam o funcionamento dos componentes e enviam os dados para as estações remotas, como status de uma máquina, pressão, velocidade, temperatura, peso.
Se um equipamento precisar ser desligado, isso será feito pelos atuadores. As redes de comunicação são compostas por conectores, como fibra óptica, para que os dados cheguem até a estação central de monitoramento, que é acompanhada por um operador.
Para montar um sistema sob medida para a empresa, basta falar com a JPassos Engenharia, uma empresa especializada, que fornece soluções de alto padrão para automação industrial. Faça contato!